Assentamento/tutoriais/Projetos_Git_R.html

1.1 MiB
Raw Permalink Blame History

<html> <head> </head>

Como criar uma copia local do projeto Assentamento dentro do RStudio

Adenor Vicente Wendling

16/12/2021

Introdução

“GIT” é é um sistema de “controle de versões distribuído”, que é usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo (Exemplo: alguns livros digitais são disponibilizados no GitHub e escrito aos poucos publicamente). O Git foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux, mas foi adotado por muitos outros projetos.

A grande vantagem do uso do controlador de versões, é a possibilidade de trabalho conjunto, com diferentes plataformas (linux, windows, mac…), e manter todas as atualizações visíveis, e passíveis de aceitação ou não pelo coordenador do grupo. Além disso, o sistema permite que o projeto (quando público) seja baixado na íntegra para o desktop.

Existem inúmeras plataformas que oferecem espaço para hospedagem de projetos em GIT, entre eles, o GITEA (“GIT com um copo de chá”). Alguns softwares possuem em sua estrutura, a possibilidade de utilizar esses controladores de versão diretamente, outros necessitam que os pacotem sejam instalados separadamente. Entre os que vem com o GIT está o RSTUDIO, que é o sofware que está sendo utlizado para produzir este documento.

Para podermos trabalhar com o controle de versões é necessário instalar o sofware “RSTUDIO”, e criar uma conta no GITEA que pode ser feito no link https://git.disroot.org/user/sign_up.

Antes da instalação do RSTUDIO, entretanto, é preciso instalar o R, seguindo as orientações que constam neste linl https://www.r-project.org/. Agora, com o R instalado, o RSTUDIO pode ser instalado, conforme as orientações que constam no link https://www.rstudio.com/products/rstudio/

Esses sofwares funcionam em windows, linux ou mac, e são livres.

Depois de instalar o R, criado a conta no Gis/disroot, e com a confirmação de inclusão do grupo de trabalho, é hora de criar o projeto no seu computador, para participar do grupo “Qgis/Caco”.

O projeto é um repositório compartilhado que tem uma copia no servidor de disroot e copias locais no computador de cada participante do grupo. A Sincronização de ditas versões do repositório é feita por meio de um software de controle de versões chamado Git.

O processo de realização de copia do repositório se denomina “clonar”. Para clonar o repositório, siga os seguintes passos.

Instalando GIT no seu computador (Windows)

Git é um software disponível nos repositórios de sistemas operacionais livres, assim que pode ser instalado como qualquer outro pacote.

Usuários de Windows devem baixar uma versão de Git específica:

https://git-scm.com/download/win

Ficará instalado no seu computador o Git e o Git Bash que será o terminal onde você poderá utilizar Git.

A maioria das versões do linux já vem com o GIT instalado.

Criando um projeto no seu Computador (Windows e Linux)

Para clonar o repositório, pode ser criado um projeto no RStudio. Ao clonar o repositório, as pessoas têm acesso a todos os arquivos, podem editá-los e enviar mudanças às outras pessoas que estão no projeto.

Dentro do RStudio:

  • Clique em File
  • Depois em New project
  • Na sequencia clique em VersionControl
  • Na próxima janela clique em Git
  • Depois você insere os dados do link do projeto na linha do repositório:

https://git.disroot.org/Adenor-W/assentamento.git

  • E, por último, pode aceitar o nome sugerido para o projeto.

É importante definir o caminho onde o projeto será armazenado. Recomenda-se criar uma pasta específica de projetos do R, com caminho fácil de localizar e lembrar. Para isso, clique em “Browse” e escolha o caminho. (Figura 1)

Figura 1 - Janela para definir dados do projeto

Feito isso, clique em CreateProject, e os dados do repositório serão transferidos para seu computador.

Depois de criado o projeto, a aparência do RStudio, na sua tela, será parecida com a Figura 2.

Figura 2 - Vista do RStudio após criação de projeto QgisCaco

Feito isso, você poderá usar todas as opções que Git oferece para usar o repositório. Entre elas:

  • Atualizar as mudanças realizadas por outras pessoas usando a opção “pull”
  • Realizar mudanças nos arquivos usando “commit”
  • Enviar as mudanças usando a opção “push”

Cadastrando nome e email do usuário

Quando for usar o Git e tentar dar um commit, vai dar um “erro” informando que o seu email e login precisam ser cadastrados.

Para quem trabalha com sistemas operacionais livres, você trabalha do terminal que aprece no R.

Figura 3 - Vista do terminal.

Para quem trabalha em Windows é esse momento que voce usa o Git Bash.

No terminal acrescentar a primeira linha do codigo dado no erro, tomando o cuidado de informar seu email conforme foi cadastrado no repositorio dentro das aspas:

$ git config global user.email “joaodoe@example.com

Em seguida copia o segundo código e dentro das aspas e inclua o seu nome. Este nome você usará sempre que for submeter ou atualizar o repositório.

$ git config global user.name “Joao Doe”

Feito isso você ja pode atualizar, criar, modificar e mexer em todos os arquivos do repositório.

Qualquer modificação nos arquivos gerará um ícone na janela de cima a direita no RStudio. Essa modificação deve ser informada aos demais do grupo ao ser criado um commit. Todo commit deve ter uma mensagem “commit message”. Em seguida deve ser dado um “Push” para essa modificação ser atualizada e informada no repositório dos demais.

Para baixar as modificações feitas no repositório usa-se a seta “Pull”. Assim sempre que fores trabalhar no repositório se aconselha dar um “Push” antes de iniciar.

Algumas referências sobre uso de Git

Pra conhecer mais sobre Git, pode ser explorado o seguinte livro:

https://git-scm.com/book/en/v2

No seguinte link há informações sobre como baixar Git em diferentes sistemas operacionais:

https://git-scm.com/book/pt-br/v2/Come%C3%A7ando-Instalando-o-Git

</html>