3 Home
Abreu edited this page 2021-08-13 18:23:53 +00:00

🇺🇸 Read this in english

Cipher

Git Código de Conduta

Premissa

Cientistas do Projeto Manhattan descobriram que o universo possibilitava a construção de uma bomba nuclear. Esta não era uma conclusão óbvia. Talvez armas nucleares não fossem fisicamente possíveis. Entretanto, o universo crê em bombas e reatores nucleares. Estes são fenômenos os quais ele abençoa, como o sal, o mar, ou as estrelas.

De maneira similar, este possui uma propriedade que torna possível um indivíduo ou grupo de indivíduos, consistentemente, automaticamente, e mesmo inconscientemente, cifrar algo. De maneira que nem mesmo com todos os recursos e vontade política da mais poderosa superpotência da Terra seja possível decifrá-la. [...]

_Desta forma, pessoas podem contrapor sua vontade à aquela de uma superpotência plenamente mobilizada e vencer. Criptografia é uma manifestação das leis da física, e não se dobra à fúria de Estados, ou mesmo distopias de vigilância transnacionais.

[...] criptografia é capaz de resistir a aplicação ilimitada de violência. [...] Criptografia é a forma mais perfeita de ação direta não-violenta.

- Julian Assange, A Call to Cryptographic Arms, Cypherpunks

Nós do coletivo Paradigma nos encontramos regularmente para discutir questões de segurança no âmbito digital, tanto de indivíduos e organizações. Abordamos temas como desinformação, vigilância, e os meios para se resquardar à tais perigos fazendo uso de software livre, da criptografia e boas práticas que preservam o anonimato. Dada que nossa própria segurança à estes riscos diminui quando cercados de pessoas igualmente precavidas, documentamos em um repositório as ferramentas que utilizamos, assim como auxiliamos os demais a aprender sua instalação e utilização de forma prática durante nossa atividade.

Buscamos apresentar soluções adequadas às mais variadas situações e níveis de conhecimento técnico, especialmente para aqueles que não possuem nenhum. E para isso, incentivamos a todos que venham, participem, apresentem suas dúvidas e necessidades.

Para participar

  • Visando o melhor ambiente para a participação de todos, julgamos impreencindível a aplicação do nosso Código de Conduta, o qual incentivamos a todos se familiarizar.

  • Recomenda-se que antes se inscreva no Canal Paradigma, onde são publicadas atualizações com relação as atividades do coletivo, incluindo o eventual cancelamento desta atividade. Também, que se inscreva na grupo de conversa para entrar em contato conosco.

  • Recomenda-se que consulte as orientações para como chegar.

  • Traga um computador, tablet, ou celular. Preferencialmente com um sistema operacional baseado em software livre já instalado. Senão, podemos auxiliá-lo na instalação de algum destes, se desejar.

  • Organizamos esta atividade junto aos participantes. Manifeste, onde julgar necessário, suas necessidades e capacidades, para participar ou contribuir.

Formato

  1. No início de cada mês realizamos uma consulta no nosso grupo de conversa quanto ao tema o qual nos aprofundaremos nos próximos encontros semanais ao longo do mês.

  2. O primeiro encontro de cada mês trata-se de uma roda de conversa para discutirmos os temas levantados no grupo, destrinchando-os em tópicos a serem abordados em sequência nas semanas seguintes. Digamos, por exemplo, que o tema deste mês seja “autenticação por senha”, poderíamos elaborar sobre o tema nos seguintes tópicos a cada semana:

  • No que consiste uma senha segura

  • Como gerenciar senhas seguras utilizando um banco de senhas no seu desktop

  • Como gerenciar senhas seguras utilizando um banco de senhas no seu celular e mantê-lo sincronizado com aquele do seu desktop, de maneira segura.

Não havendo consenso entre os temas ou tópicos à serem abordados, decidiremos a questão numa enquete publicada do grupo de conversa com validade até o final da semana (meia-noite de sábado para domingo).

  1. Ao longo de cada semana produzimos o material referente ao tópico seguinte, publicamos nossas referências e análises em um bloco de notas colaborativo.

  2. A cada dia a atividade tem início com a exposição daquilo que foi pesquisado, com o tempo restante do encontro sendo utilizado para a experimentação prática daquilo que foi apresentado.

  3. No último encontro do mês realizamos um apanhado daquilo que foi apresentado nos encontros anteriores e concluimos nossa análise do tema. Publicamos uma análise baseada no roteiro desta apresentação no wiki do nosso repositório git. Convidamos os presentes a participarem do grupo e dos próximos ciclos, começamos tudo de novo no mês seguinte.


Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco