3 pt_BR/Código de Conduta
Abreu edited this page 2021-08-13 02:13:12 +00:00

🇺🇸 Read this in english

Código de Conduta

Para denunciar

Se você foi vítima ou testemunhou uma violação deste código de conduta, denuncie à um dos membros da nossa organização listados abaixo. Durante um evento ou atividade, estes podem ser abordados pessoalmente.

Após receber e avaliar uma descrição concisa da situação, estes irão informá-lo dos próximos passos que serão tomados para resolver a questão. Além de conduzir uma investigação, estes podem te prover apoio, de demais membros da comunidade inclusive. Mas fique tranquilo(a), estes só irão envolver outras pessoas na medida que isto for necessário para responder ao problema.

contato(dot)paradigma(at)tuta(dot)io - PGP

Premissa

Nós desenvolvemos velocidade, mas nos isolamos uns dos outros.
Máquinas feitas para nos dar abundância nos deixaram com nada.
Nosso conhecimento nos tornou cínicos.
Nossa esperteza, ríspidos e insensíveis.
Nós pensamos muito e sentimos pouco.
Mais do que máquinas, precisamos de humanidade.
Mais do que esperteza, precisamos de simpatia e gentileza.
Sem essas qualidades a vida será violenta, e tudo estará perdido.

- Charles Chaplin, O Grande Ditador

Para vigorar os princípios éticos descritos em nosso Manifesto, nós do coletivo Paradigma estamos comprometidos à estabelecer condições em que todos possam atender às nossas atividades, comunicar e colaborar conosco, visitar o nossos espaços, acessar nossos materiais ou fazer uso de nossas ferramentas. E se sintam confortáveis ao fazê-lo. Não toleramos qualquer forma de assédio ou desrespeito entre participantes ou organizadores, e por isso, orientamos à todos para que sejam excelentes uns com os outros.

O que seria ser excelente?

Ser acolhedor. Estar preparado para receber pessoas de diferentes identidades de gênero, necessidades especiais, orientações sexuais, aparências físicas, idades, habilidades, méritos, erudições, etnias, origens, afiliações políticas, religiões ou condições socioeconômicas.

Ser cauteloso. Tomar decisões ciente do seu impacto sobre os demais, especialmente sobre aqueles que dependem de você.

Ser respeitoso. Na presença de desentendimentos, buscar entender o porquê das discordâncias sem ser agressivo, concentrando-se na resolução de conflitos. Desentendimentos são recorrentes, e todos podemos nos sentir frustrados de vez em quando, mas isso não é uma justificativa suficiente para insultar o outro.

E o que não seria ser excelente?

  • Agredir alguém fisicamente.

  • Roubar ou danificar os pertences de alguém.

  • Fazer declarações ou gestos, exibir imagens ou símbolos, quando estes forem ofensivos, intimidadores, ou constrangedores à alguém. Isto é, senão quando este foi, anteriormente e propriamente, advertidos da natureza controversa daquilo que seria apresentado e explicitamente consentiram em ouvi-lo ou vê-lo (prática conhecida como trigger warning)

  • Fazer declarações desonestas, desprezar alguém.

  • Provocar ou irritar alguém deliberadamente.

  • Perseguir alguém, realizar aproximações indesejadas.

  • Gravar ou fotografar alguém sem o consentimento deste. Ou utilizar esses registros para outros fins senão aqueles concordados.

  • Publicar informações pessoais de alguém sem o consentimento deste, ou "fofocar".

  • Fazer contato físico com alguém sem o consentimento deste.

  • Restringir a participação de alguém em um evento ou discussão que é aberta ou na qual este é afetado. Por exemplo, falando ininterruptamente ou interrompendo insistentemente a fala de outro.

  • Consumir bebidas alcoólicas excessivamente, usar de drogas recreacionais ou fumar dentro de um espaço aberto ao público. Ou também, comparecer neste sob a influência de entorpecentes.

  • Faltar com sua higiene pessoal, sujar e não limpar, descartar lixo fora do local adequado.

  • Retirar equipamentos e não guardá-los, ou não devolvê-los, ou destruí-los.

  • Danificar a infraestrutura de um espaço.

  • Violar instruções, estas repassadas pela organização de forma verbal ou escrita, para a participação em atividades ou o uso do espaço (quando estas não violam os demais termos deste código).

  • Ameaçar realizar, pressionar ou instigar alguém a realizar, quaisquer infrações listadas acima.

  • Prestar apoio à indivíduos, grupos, ou organizações que promovam ou sejam coniventes com quaisquer infrações listadas acima. Mesmo quando a organização em questão for este coletivo.

Como proceder diante de comportamentos abusivos?

Incentivamos que contestem estes comportamentos ao presenciá-los. Se possível, com a ajuda de mais outra(s) pessoa(s). Quando isso não for possível ou, por qualquer razão, você(s) não se sinta(m) disposto(s) à fazer isso, denuncie(m).

Se ao presenciar um comportamento duvidoso você(s) não tiver(em) certeza se este é uma violação deste Código de Conduta, incentivamos denunciá-lo da mesma maneira. Nós não o(s) julgaremos negativamente se avaliarmos que o comportamento em questão não é uma violação daquilo que é descrito aqui, muito pelo contrário, vemos isto como uma oportunidade para, futuramente, aprimorar este código.

No mais, você(s) pode(m) retirar sua queixa a qualquer momento, qualquer que seja o motivo.

Como melhor relatar um problema?

  • Descrever a natureza da questão, queixa ou problema.

  • Descrever o incidente, ou incidentes, da maneira mais específica possível.

  • Apontar uma ou mais pessoas envolvidas e, se aplicável, testemunhas inclusive.

  • Se o incidente, ou incidentes, continuam em andamento.

  • O tipo de reparação ou apoio buscado.

  • Se algum, ou alguns, membros da organização podem estar em conflito com o que está sendo relatado. Sendo este o caso, estes serão removidos deste processo.

Ao relatar um incidente para um membro da organização presencialmente, este solicitará detalhar os itens acima citados, embora não seja obrigatório fazê-lo.

Processo de resposta

Ao mediar um conflito, deve-se ter em mente qual seria a maneira mais equilibrada de fazê-lo. Em linhas gerais, uma resposta adequada é aquela que:

  • Garante a segurança de todos os envolvidos.

  • Respeita o julgamento daqueles que relatam um caso.

  • Busca a responsabilidade, cooperação, honestidade, o desenvolvimento pessoal e o respeito por todos.

  • É adequada ao contexto, busca realizar uma reparação às partes afetadas.

Aqui estão alguns exemplos de respostas que podem ser apropriadas, dependendo do contexto ou da natureza do conflito:

  • Uma advertência, verbal ou escrita, pública ou em particular, para um ou mais participantes, que pode conter condições para sua futura participação.

  • Um pedido de desculpas, verbal ou escrito, público ou em particular, à parte afetada.

  • Uma conversa mediada entre as partes.

  • Um alerta público esclarecendo aos envolvidos o Código de Conduta ou de algum detalhe deste em específico.

  • Um acordo em que dois ou mais indivíduos mantenham-se separados pela duração de um evento ou atividade.

  • Em última instância, a remoção temporária ou permanente de um participante do espaço administrado pelo coletivo, ou de um membro do coletivo da participação em sua organização. Isso na presença, ou não, de uma advertência anterior.

  • Ou se o caso relatado não é uma violação deste Código de Conduta, explicar ao relator, ou relatores, o porquê e oferecer-lhe apoio.

Confidencialidade

Informações relacionadas à casos que não possuem consequência à atividades ou eventos futuros serão automaticamente descartadas ao final do dia.

Em alguns casos, informações serão compartilhadas com o intuito de resolver a questão. Por exemplo, se a parte afetada busca um pedido de desculpas da contraparte, este último necessita estar ciente do caso e da identidade da pessoa afetada.

De qualquer maneira, senão em casos extremos onde o sigilo da informação coloca em risco o bem-estar de outros participantes, estas informações jamais serão compartilhadas sem consentimento explícito do denunciante.

Atribuições e atualizações

Este Código de Conduta se baseou naqueles do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), CryptoRave, Django Project, e The Citizen Lab. Também, ele foi feito conforme as orientações redigidas pela Ada Iniciative e Otter Tech. Ele é licenciado sob os termos da GNU Free Documentation License, Versão 1.1 ou qualquer outra mais recente publicada pela Free Software Foundation.

Sugestões e críticas a esse Código de Conduta são bem-vindas e incentivadas. Estas são todas recebidas e lidas quando enviadas nos e-mails descritos acima.