35 Home
Abreu edited this page 2021-08-14 21:05:11 -03:00

🇺🇸 Read this in english

Shellpunks

Git Código de Conduta

Premisa

Vivemos entre ruas e becos, no domínio da sobrevivência, suada e apreensiva, onde a alta tecnologia é como um zumbido. Subliminar e constante. "Como um experimento em Darwinismo Social, criado por um pesquisador entediado que manteve seu polegar firmemente pressionado no botão de acelerar".

A Grande Ciência neste mundo não é fonte de feitiçarias, maravilhosas e exóticas, mas sim, de um onipresente, intrusivo, e bastante real, poder.

- Bruce Sterling, Preface, Burning Chrome

Nós do coletivo Paradigma organizamos semanalmente uma atividade aberta à todos para a exploração e ampliação do nosso domínio da Interface de Linha de Comandos, do inglês Command Line Interface (CLI). Através da CLI e seu Shell, ou seja, seu dialeto para a escrita de comandos, podemos interagir com o código fonte do Sistema Operacional e seus programas, modificando-os e criando novos, adequados aos nossos propósitos.

Uma atitude crítica e autônoma, que busca apropriar-se de maneira irrestrita do Sistema Operacional e todas suas capacidades, dá o tom da nossa atividade. Onde os participantes apresentam e discutem entre si novas e interessantes maneiras de expandir suas capacidades para a manipulação do código.

Orientados por facilitadores, cada participante tem a oportunidade de demonstrar aos demais uma forma na qual faz uso da CLI de maneira interativa, apresentar um novo programa ou nova função que criou ou descobriu. Onde possível, após a apresentação, sua contribuição é registrada em um repositório para uso de todos.

Para participar

  • Recomenda-se que antes se inscreva no Canal Paradigma (t.me/canalparadigma_), no Telegram. Onde são publicadas atualizações com relação as atividades do coletivo. Incluindo o eventual cancelamento desta atividade.

  • Recomenda-se que consulte as orientações para como chegar.

  • Visando o melhor ambiente para a participação de todos, julgamos impreencindível a aplicação do nosso Código de Conduta, o qual incentivamos à todos se familiarizar.

  • Traga um computador, ou tablet, ou celular. Preferencialmente com acesso à um emulador de terminal. Se você não puder levar um destes aparelhos, você pode solicitar na consulta pública que algum facilitador o empreste um. Se quiser acessar o emulador de terminal por conta própria e não sabe como, consulte os links abaixo de acordo com seu sistema operacional:

  • Organizamos esta atividade junto aos participantes. Manifeste, onde julgar necessário, suas necessidades e capacidades, para participar ou contribuir.

Formato

O evento tem início nas demonstrações dos participantes, estas sob controle de tempo pelos moderadores para que cada apresentação tenha a duração máxima prevista de 15 minutos. No tempo restante até o encerramento da atividade é organizada a resolução colaborativa de desafios técnicos como o Over the Wire e CMD Challenge.


Para maiores esclarecimentos, entre em contato conosco