Uma configuração do GNU Emacs para a produção de documentos acadêmicos das Ciências Humanas. Inclui extensa documentação em português. O desenvolvimento ocorre em outro repositório, este é só um mirror sincronizado. Link pro original abaixo.
You can not select more than 25 topics Topics must start with a letter or number, can include dashes ('-') and can be up to 35 characters long.
 
 
aabm 2fcd7b1660 Arrumei o código feio na seção do org-roam. wew 1 week ago
docs Imagem do org-roam-server no README 1 month ago
.gitignore Mudanças de aparência, tema e do elegance.el 1 month ago
LICENSE Adição do arquivo de LICENSA 1 month ago
README.org Adição do flyspell 1 month ago
config.org Arrumei o código feio na seção do org-roam. wew 1 week ago
early-init.el Remoção da barra de menu 1 month ago
elegance.el Adição de arquivos do elegance.el 1 month ago
init.el Mais modificações à formatação da LICENSE 1 month ago
logo.svg Adição de arquivos do elegance.el 1 month ago

README.org

Emacs Humanities

Sobre

O Emacs Humanities é uma configuração do GNU Emacs feita para a produção de documentos acadêmicos das Ciências Humanas. O objetivo é providenciar uma configuração acessível de ferramentas facilitadoras do trabalho de pesquisa, desde os processos de fichamento, anotação, e síntese de textos, passando pela organização de informação de pesquisa até a editoração de publicações acadêmicas finais.

Esta configuração é destinada a iniciantes e leigos no uso do Emacs. Os arquivos de configuração são bem documentados, com comentários e indicações de uso para cada bloco de código. Isso não impede, no entanto, que usuários experientes utilizem esta configuração como base para as suas próprias. O Emacs Humanities é uma base simples, que encoraja modificações pelos usuários.

Aqui incluo, até este momento, apenas configuração para uso do org-mode e org-roam, duas ótimas (se não as melhores existentes) ferramentas para anotações e organização de mapas mentais. Demonstrações podem ser encontradas na wiki.

O objetivo a longo prazo é incluir uma suíte completa de configurações, com suporte para a editoração em LaTeX por meio dos pacotes AucTeX e latex-mode, e até processamento de dados estatísticos em R, Python, Julia e outros por meio do pacote ESS (Emacs Speaks Statistics).

Esta configuração pode ser encontrada em dois repositórios. O repositório oficial, e o mirror no gitlab. O repositório oficial possui uma wiki detalhando o processo de instalação, e muito mais.

Instalação

A wiki do Emacs Humanities tem um guia completo de instalação, tanto do Emacs quanto desta configuração. O guia cobre diversos sistemas operacionais, e pode ser encontrado aqui. Não se intimide, o processo de instalação completo é bem simples e dura no máximo alguns minutos.

Por onde começar

O Emacs já vem com um tutorial em si, que contém informações básicas sobre conceitos, teclas de atalho e outras dicas de uso do editor. O tutorial pode ser acessado pressionando C-h t (isto é, as teclas Control+h, seguidas pela tecla t).

Há também um tutorial em português, que pode ser acessado ao seguir os seguintes passos:

  • Pressione M-x (isto é, Alt+x)

  • Digite help-with no prompt

  • Selecione a opção help-with-tutorial-spec-language com as setas do teclado e pressione Enter

  • Selecione a opção "Brazilian Portuguese" com as setas do teclado ou digitando e pressione Enter

É recomendado que você faça o tutorial antes de ler o resto dessa documentação. A maior parte do conteúdo daqui é explicada em mais detalhes no tutorial. Esta documentação apenas sintetiza os conceitos do tutorial em uma referência rápida.

Outra coisa a mencionar: esse documento pode parecer longo e complexo, mas não se intimide; Não há porque ler esse manual todo de uma vez. Leia-o aos poucos, conforme precisar de alguma informação.

TODO Coisas a fazer

TODO Adicionar melhor suporte para escrita de LaTeX pelo AucTeX

Atualmente o Emacs Humanities não possui configuração específica para a produção de documentos LaTeX diretamente. Por enquanto recomendo que façam tais documentos pelo org-mode com inserção de blocos LaTeX. É perfeitamente possível escrever LaTeX na configuração atual; só não há nenhum aprimoramento em relação à experiência padrão. De qualquer maneira, o Emacs é completamente extensível e programável, e esta configuração é software livre: você tem a liberdade e a possibilidade de modificá-la como quiser e adicionar o que quiser.

TODO Adicionar suporte para pacotes de Estatística, mais especificamente o ESS

  • O ESS pode ser usado para programação em R, Julia e outras linguagens

  • Código em R pode ser incluído em documentos org e exportado para PDFs pela compilação de LaTeX