hacktricks/physical-attacks/physical-attacks.md

9.9 KiB

Ataques Físicos

☁️ HackTricks Cloud ☁️ -🐦 Twitter 🐦 - 🎙️ Twitch 🎙️ - 🎥 Youtube 🎥

Senha do BIOS

A bateria

A maioria das placas-mãe possui uma bateria. Se você a remover por 30 minutos, as configurações do BIOS serão reiniciadas (incluindo a senha).

Jumper CMOS

A maioria das placas-mãe possui um jumper que pode reiniciar as configurações. Esse jumper conecta um pino central a outro, se você conectar esses pinos, a placa-mãe será resetada.

Ferramentas ao vivo

Se você puder executar, por exemplo, um Kali Linux a partir de um CD/USB ao vivo, poderá usar ferramentas como killCmos ou CmosPWD (este último está incluído no Kali) para tentar recuperar a senha do BIOS.

Recuperação de senha do BIOS online

Digite a senha do BIOS 3 vezes erradas, então o BIOS mostrará uma mensagem de erro e será bloqueado.
Visite a página https://bios-pw.org e insira o código de erro mostrado pelo BIOS e você pode ter sorte e obter uma senha válida (a mesma pesquisa pode mostrar senhas diferentes e mais de uma pode ser válida).

UEFI

Para verificar as configurações do UEFI e realizar algum tipo de ataque, você deve tentar o chipsec.
Usando essa ferramenta, você pode facilmente desativar o Secure Boot:

python chipsec_main.py -module exploits.secure.boot.pk

RAM

Cold boot

A memória RAM é persistente de 1 a 2 minutos a partir do momento em que o computador é desligado. Se você aplicar frio (nitrogênio líquido, por exemplo) no cartão de memória, você pode estender esse tempo para 10 minutos.

Em seguida, você pode fazer um despejo de memória (usando ferramentas como dd.exe, mdd.exe, Memoryze, win32dd.exe ou DumpIt) para analisar a memória.

Você deve analisar a memória usando o Volatility.

INCEPTION

O Inception é uma ferramenta de manipulação de memória física e hacking que explora o DMA baseado em PCI. A ferramenta pode atacar através de FireWire, Thunderbolt, ExpressCard, PC Card e qualquer outra interface de hardware PCI/PCIe.
Conecte seu computador ao computador da vítima através de uma dessas interfaces e o INCEPTION tentará modificar a memória física para lhe dar acesso.

Se o INCEPTION tiver sucesso, qualquer senha digitada será válida.

Não funciona com o Windows 10.

Live CD/USB

Sticky Keys e mais

  • SETHC: sethc.exe é invocado quando SHIFT é pressionado 5 vezes
  • UTILMAN: Utilman.exe é invocado pressionando WINDOWS+U
  • OSK: osk.exe é invocado pressionando WINDOWS+U, em seguida, lançando o teclado virtual
  • DISP: DisplaySwitch.exe é invocado pressionando WINDOWS+P

Esses binários estão localizados dentro de C:\Windows\System32. Você pode alterar qualquer um deles por uma cópia do binário cmd.exe (também na mesma pasta) e toda vez que você invocar qualquer um desses binários, um prompt de comando como SYSTEM aparecerá.

Modificando o SAM

Você pode usar a ferramenta chntpw para modificar o arquivo SAM de um sistema de arquivos Windows montado. Em seguida, você poderia alterar a senha do usuário Administrador, por exemplo.
Essa ferramenta está disponível no KALI.

chntpw -h
chntpw -l <path_to_SAM>

Dentro de um sistema Linux, você pode modificar o arquivo /etc/shadow ou /etc/passwd.

Kon-Boot

Kon-Boot é uma das melhores ferramentas disponíveis que pode fazer login no Windows sem saber a senha. Ele funciona interceptando o BIOS do sistema e alterando temporariamente o conteúdo do kernel do Windows durante a inicialização (novas versões também funcionam com UEFI). Em seguida, permite que você digite qualquer coisa como senha durante o login. Da próxima vez que você iniciar o computador sem o Kon-Boot, a senha original voltará, as alterações temporárias serão descartadas e o sistema se comportará como se nada tivesse acontecido.
Leia mais: https://www.raymond.cc/blog/login-to-windows-administrator-and-linux-root-account-without-knowing-or-changing-current-password/

É um CD/USB ao vivo que pode corrigir a memória, para que você não precise saber a senha para fazer login.
O Kon-Boot também executa o truque do StickyKeys, para que você possa pressionar Shift 5 vezes para obter um prompt de comando de administrador.

Executando o Windows

Atalhos iniciais

Atalhos de inicialização

  • supr - BIOS
  • f8 - Modo de recuperação
  • supr - BIOS ini
  • f8 - Modo de recuperação
  • Shitf (após a tela do Windows) - Ir para a página de login em vez de autologon (evitar autologon)

BAD USBs

Tutoriais Rubber Ducky

Teensyduino

Também existem muitos tutoriais sobre como criar seu próprio BAD USB.

Volume Shadow Copy

Com privilégios de administrador e PowerShell, você pode fazer uma cópia do arquivo SAM. Veja este código.

Bypassing Bitlocker

O Bitlocker usa 2 senhas. A usada pelo usuário e a senha de recuperação (48 dígitos).

Se você tiver sorte e dentro da sessão atual do Windows existir o arquivo C:\Windows\MEMORY.DMP (é um despejo de memória), você pode tentar procurar dentro dele a senha de recuperação. Você pode obter esse arquivo e uma cópia do sistema de arquivos e, em seguida, usar o Elcomsoft Forensic Disk Decryptor para obter o conteúdo (isso só funcionará se a senha estiver dentro do despejo de memória). Você também pode forçar o despejo de memória usando o NotMyFault do Sysinternals, mas isso reiniciará o sistema e deve ser executado como administrador.

Você também pode tentar um ataque de força bruta usando o Passware Kit Forensic.

Engenharia Social

Por fim, você pode fazer com que o usuário adicione uma nova senha de recuperação, fazendo-o executar como administrador:

schtasks /create /SC ONLOGON /tr "c:/windows/system32/manage-bde.exe -protectors -add c: -rp 000000-000000-000000-000000-000000-000000-000000-000000" /tn tarea /RU SYSTEM /f

Isso adicionará uma nova chave de recuperação (composta por 48 zeros) no próximo login.

Para verificar as chaves de recuperação válidas, você pode executar:

manage-bde -protectors -get c:
☁️ HackTricks Cloud ☁️ -🐦 Twitter 🐦 - 🎙️ Twitch 🎙️ - 🎥 Youtube 🎥