1 Análises/im/Riot
Abreu edited this page 2021-08-05 00:44:23 +00:00

Riot

O Riot é um aplicativo de mensagens instantâneas, rico em funcionalidades, desenvolvido pela New Vector baseado no protocolo Matrix, também de sua autoria. O protocolo é orientado ao modelo de servidor-cliente, mas permite a federação de servidores, através da criação de "Home Servers". Isto é, permite a criação de novos servidores que podem associar-se livremente entre si. Por padrão, é ofertado a novos usuários que estes criem uma conta no servidor da matrix.org, de propriedade da fundação de mesmo nome.

Além disso, é possível a criação de bridges (pontes), que permitem que determinadas salas de conversa sejam compartilhadas com outros servidores utilizando-se de outros protocolos. Por padrão, servidor da matrix.org possui pontes para canais IRC, Slack e Gitter. Mas um Home Server também pode criar pontes para canais de Discord, Telegram e Whatsapp

Isso permite - à aqueles capazes, de hospedar, configurar e auditar seus próprios servidores - circundar o problema de depositar sua confiança em terceiros sem o malefício de ter de abrir mão de uma estrutura dedicada à isso. Também, de comunicar-se com serviços de mensagem instantânea populares e notóriamente vulneráveis à espionagem sem expor metadata dos seus usuários.

Não obstante, não são todos que são capazes de obter e manter um servidor próprio. Esta é geralmente uma tarefa reservada à organizações. Também a criptografia no Riot não é habilitada por padrão, isso necessita ser habilitado nas configurações do aplicativo. Por isso, para usufruir de todas qualidades do Riot, sua configuração requer alguns conhecimentos avançados, senão, o usuário não estará numa posição muito diferente (talvez até pior) daquela em que se tivesse utilizado o Wire em sua configuração padrão, simplesmente.