Mais documentação

This commit is contained in:
aabm 2020-08-21 00:09:59 -03:00
parent d2c45360b8
commit a1dff5dccb
1 changed files with 7 additions and 3 deletions

View File

@ -6,7 +6,7 @@
O Emacs Humanities é uma configuração do GNU Emacs feita para a produção de documentos acadêmicos das Ciências Humanas. O objetivo é providenciar uma configuração acessível de ferramentas facilitadoras do trabalho de pesquisa, desde os processos de fichamento, anotação, e síntese de textos, passando pela organização de informação de pesquisa até a editoração de publicações acadêmicas finais.
Esta configuração é destinada a iniciantes e leigos no uso do Emacs. Os arquivos de configuração são bem documentados, com comentários e indicações de uso para cada bloco de código.
Esta configuração é destinada a iniciantes e leigos no uso do Emacs. Os arquivos de configuração são bem documentados, com comentários e indicações de uso para cada bloco de código. Isso não impede, no entanto, que usuários experientes utilizem esta configuração como base para as suas próprias. O Emacs Humanities tem uma base simples, que encoraja modificações pelos usuários.
Aqui incluo, até este momento, apenas configuração para uso do org-mode e org-roam, duas ótimas (se não as melhores existentes) ferramentas para anotações e organização de mapas mentais. Demonstrações podem ser encontradas abaixo
@ -20,11 +20,15 @@ O Emacs já vem com um tutorial em si, que contém informações básicas sobre
Outra coisa a mencionar: esse documento pode parecer longo e complexo, mas não se intimide; Não há porque ler esse manual todo de uma vez. Leia-o aos poucos, conforme precisar de alguma informação.
* Para quem nunca usou o Emacs
* Guia de referência rápida do Emacs
Essa seção serve como guia de referência rápida para conceitos, teclas de atalho, etc, relacionados ao Emacs. Não é um substituto para o tutorial ou a prática de uso, mas pode servir para tirar quaisquer dúvidas que surgirem.
** Buffers, frames, windows. O que é tudo isso?
** Notação das teclas de atalho
Lenvocê já deve ter percebido a forma incomum de se denotar teclas de atalho. Esta notação é usada em toda a documentação do Emacs, e é explicada no tutorial. A forma é simples, fácil de ler, e curta para se escrever, mas não é utilizada por outros programas, então pode ser confusa para iniciantes. Segue aqui uma explicação rápida:
Lendo este manual, você já deve ter percebido a forma incomum de se denotar teclas de atalho. Esta notação é usada em toda a documentação do Emacs, e é explicada no tutorial. A forma é simples, fácil de ler, e curta para se escrever, mas não é utilizada por outros programas, então pode ser confusa para iniciantes. Segue aqui uma explicação rápida:
- Teclas modificadoras (Control, Alt, Shift, Super, Hyper) são indicadas por apenas uma letra
- Control é indicada por C, Alt por M, Shift por S, Windows por s, e Hyper por H.