Merge branch 'Portuguese_translation' into 'master'

Portuguese translation

Ads portuguese translation to all tha pages in "contribute" and "basics". Also ads PT translation for the lufi howto

See merge request !18
This commit is contained in:
muppeth 2017-11-24 15:35:38 +01:00
commit 398b53734f
7 changed files with 339 additions and 0 deletions

View File

@ -0,0 +1,18 @@
---
title: Basics
published: true
taxonomy:
category:
- docs
---
# Bem-vindos à página de manuais do **Disroot**.
Este site é dedicado a tutoriais e manuais para ajudar a orientar-se com os vários serviços fornecidos pelo Disroot.
A nossa ideia é cobrir todos os serviços fornecidos pelo Disroot e todas as suas funcionalidades, para todas as plataformas e sistemas operativos. É um projeto bastante ambicioso que requer bastante trabalho. No entanto, nós acreditamos que beneficiará não apenas os disrooters, mas também toda a Comunidade de Open Source que utiliza o mesmo software ou semelhante.
De modo a poder cobrir todos os aspetos de cada serviço e mantê-los constantemente atualizados, necessitamos da ajuda de todos os disrooters. Por isso se acha que lhe falta um tutorial, ou que a informação não é correta, esteja à vontade para nos contactar ou escrever uma revisão tu próprio. Como deve ter reparado nós utilizamos o **git**, por isso basta fazer um pull request do nosso repositório.
Se não está familiarizado com o git, pode submeter pedidos de alterações via pad ou e-mail. Em breve vamos fazer um tutorial simples sobre como utilizar o git (ou pelo menos um link para um) para meter a bordo todas as pessoas interessadas.
![](en/disroot_logo.png)

View File

@ -0,0 +1,16 @@
---
title: 'Como alterar a sua senha de utilizador do Disroot'
visible: true
---
Antes de mais você necessita de Iniciar Sessão no **Centro de Self Service** em https://user.disroot.org e escolher a opção **Mudar a senha**.
Assim que alterar a senha no Centro de Self Service terá que alterar também a chave de encriptação no **Nextcloud**, já que todos os seus ficheiros no Nextcloud são encriptados com uma chave que é gerada a partir da sua senha.
1. Vá a https://cloud.disroot.org e inicie a sessão com a sua nova senha.
Verá uma mensagem a amarelo no topo da página:
`Invalid private key for Encryption App. Please update your private key password in your personal settings to recover access to your encrypted files.`
2. Carregue no botão "roda dentada" no canto superior direito e selecione **Personal** no menu.
3. Vá até à opção **Nextcloud basic encryption module**, insira a sua senha antiga e a sua nova senha e carregue **Atualizar a Palavra-passe da Chave Privada**.
4. Faça Log out do Nextcloud e volte a entrar, e é isso - está tudo pronto e pode ver os seus ficheiros novamente.
Dica: Se você perder a sua senha não será capaz de recuperar os seus ficheiros no Nextcloud pois eles estão encriptados de modo a que nem os administradores do serviço possam ver o seu conteúdo. Se quiser ter a certeza que não perderá os seus dados, selecione a opção **Enable password recovery** nas suas opções pessoais. Isto permitirá aos administradores do servidor recuperar os seus dados a pedido.

View File

@ -0,0 +1,10 @@
---
title: 'Como apagar a sua conta disroot'
visible: true
---
Para apgar a sua conta de utilizador no disroot apenas necessita de preencher [o formulário para pedir o apagar da sua conta](https://disroot.org/forms/delete-account-form)
Assim que confirmar o seu pedido, a sua conta será apagada na primeira Segunda-Feira após um período de espera de uma semana.
Se mudar de ideias durante o período de espera e queira manter a sua conta, por favor contacte-nos através enviando-nos um email para support@disroot.org

View File

@ -0,0 +1,12 @@
---
title: Como pedir um alias de email
visible: true
---
Aliases de email estão disponíveis para apoiantes regulares. Com "apoiantes regulares" queremos dizer aqueles que nos "pagam" pelo menos um café por mês.
Não é que estejamos a promover o café, café é de facto um simbolo bastante à mão de [exploração](http://thesourcefilm.com/) [e inequidade](http://www.foodispower.org/coffee/). E pensámos que seria uma boa maneira de as pessoas terem uma medida sobre quanto querem dar.
Por favor tome o seu tempo a considerar a sua contribuição. Se apenas nos puder "pagar" um café do Rio de Janeiro por mês é ok, mas se você poder pagar um Frappuccino De Soja Duplo Descafeinado com Natas e um Shot Extra por mês, então você pode mesmo ajudar-nos a manter a platafora Disroot a funcionar e assegurar que esta se mantêm gratuita para outras pessoas com menos meios.
Encontrámos esta [lista](https://www.caffesociety.co.uk/blog/the-cheapest-cities-in-the-world-for-a-cup-of-coffee) de preços de uma chávena de café pelo mundo fora, pode não ser muito exacta, mas dá uma boa indicação dos differentes preços.
Para pedir aliases necessita de preencher este [formulário](https://disroot.org/forms/alias-request-form).

164
pages/09.Lufi/docs.pt.md Normal file
View File

@ -0,0 +1,164 @@
---
title: Usando o Lufi
page-toc:
active: true
---
O disroot fornece o Lufi, um software online, open source para fazer o upload e partilhar ficheiros com outras pessoas de um modo seguro e privado, como uma alternativa a serviços como o wetransfer.
O Lufi funciona numa lógica de "conhecimento zero".
O que quer dizer que os ficheiros são encriptados antes de saírem do seu computador, de modo a que o seu fornecedor de Internet e os "administradores do disroot" não consigam ver os conteúdos do(s) ficheiro(s). Os administradores apenas conseguem ver o nome do(s) ficheiro(s), o tamanho, o mimetype (o tipo de ficheiro que é: vídeo, texto, etc.).
**Não é necessário realizar o registo no serviço para fazer o upload de ficheiros**
Entre outras coisas pode usar o Lufi para:
- Armazenar (temporariamente) ficheiros online, descarregá-los, partilhá-los com outras pessoas
- Enviar a alguém ficheiros que são apagados do servidor após a primeira descarga
Neste tutorial iremos demosntrar-lhe como utilizar o Lufi. Pode aceder ao Uploads/Lufi em [upload.disroot.org](https://upload.disroot.org)
Notas:
- O Lufi não é um serviço de cloud (os ficheiros apenas são armazenados online por um determinado período de tempo, após o qual são apagados). Para serviços de cloud tem a sua [cloud](http://https//:cloud.disroot.org) fornecida pelo disroot.
- É diferente do PrivateBin. Um Bin apenas pode partilhar texto, enquanto que o Lufi pode ser usado para partilhar e descarregar qualquer tipo de ficheiro.
----------
# Quão seguro é o Lufi e como funciona
Quando utiliza o Lufi para fazer o upload de ficheiros, "Todos os ficheiros são encriptados pelo seu browser! Isso significa que os ficheiro nunca saem do seu computador desencriptados. O administrador da instância do Lufi que está a utilizar não será capaz de ver o que está no seu ficheiro, nem o seu administrador de rede, nem o seu fornecedor de Internet."
Quando alguém descarrega o seu ficheiro, ele é desencriptado localmente no browser dessa pessoa depois do download. Significa que, nem o seu administrador de rede, nem o seu fornecedor de Internet são capazes de ver o que está no ficheiro descarregado.
Você pode ler mais acerca do assunto [aqui](https://git.framasoft.org/luc/lufi).
Todo o processo de encriptação/desencriptação é feito automáticamente pelso browsers, então não há necessidade de encriptar manualmente os ficheiros antes, ou de desencriptar nanualmente de pois de descarregar.
A chave de encriptação (a coisa que permite a quem descarregar o ficheiro, desencriptá-lo) é uma parte do link que é apresentado pelo browser depois de você fazer o upload de um ficheiro.
É uma ancora (Cf. Fragment Identifier). Isto significa que a esta parte (a chave de encriptação) é apenas processada no lado do cliente (o seu computador) e não chega ao servidor do fornecedor da sua instância do Lufi, de modo que elxs não conseguem desencriptar o ficheiro.
**Apenas pessoas que tenham acesso ao link completo serão capazes de descarregar e desencriptar o ficheiro.**
Por exemplo este é um link para um ficheiro em upload.disroot.org:
[https://upload.disroot.org/r/FA7MHOOL#AgsmqnJEyUZAcybZmOGKljqYRtDhJKsvZC/Qt05N8dE=](https://upload.disroot.org/r/FA7MHOOL#AgsmqnJEyUZAcybZmOGKljqYRtDhJKsvZC/Qt05N8dE=)
Tem dois componentes:
* À esquerda do simbolo **#** está o URL para o ficeiro:
"https://upload.disroot.org/r/FA7MHOOL"
* À direita do símbolo **#** está a chave de encriptação do ficheiro:
"#AgsmqnJEyUZAcybZmOGKljqYRtDhJKsvZC/Qt05N8dE="
Se tentar usar apenas, [https://upload.disroot.org/r/FA7MHOOL](https://upload.disroot.org/r/FA7MHOOL)
Sem a segunda parte, receberá esta mensagem:
![](en/lufi01.png)
----------
# O Interface
O interface é bastante simples, quando faz o upload de um ficheiro tem as seguintes opções:
* Escolher quantos dias (o ficheiro) fica online. **O máximo é 60 dias, (para ficheiros mais pequenos)**
* Escolher se quer que o ficheiro seja apagado (do servidor) depois de ter sido descarregado pela primeira vez.
Ao centro em cima no painel pode selecionar as opções acima mencionadas. No canto superior direito tem o menu para ir a "My files" e gerir os seus uploads. No centro é onde faz o upload dos seus ficheiros.
![](en/lufi02.png)
----------
## Tamanho máximo dos ficheiros
Não há limite máximo para o tamanho dos ficheiros que você pode fazer o upload. Mas o perído de tempo que um ficheiro permanece armazenado no lufi varia de acordo com o tamanho do ficheiro. Após esse tempo expirar, o ficheiro é apagado.
Ficheiros maiores serão armazenados por um período de tempo menor. "O retardar da expiração do seu documento será o mínimo entre aquilo que escolher e as seguintes limitações":
* entre 0 e 48M, o ficheiro será mantido por 60 dias.
* entr 48M e 96M, o ficheiro será mantido por 30 dias.
* entre 96M e 954M, o ficheiro será mantido por 15 dias.
* for 954M ou maior, o ficheiro será mantido por 2 dias.
Pode verificar esta informação sempre que quiser carregando no botão ![](en/lufi03.png?resize=30,24) no interface principal do Lufi.
----------
### Como carregar ou descarregar um ficheiro<a name="upadndown"></a>
Para carregar um ficheiro escolha as opções que quer (se o ficheiro é apagado após a primeira descarga ou não e quantos dias permanece online) e carregue em "click to open the file browser" no centro do ecrã, navegue até ao seu ficheiro e selecione-o, ou então arraste o ficheiro para o centro do ecrã.
Depois do upload estar completo ser-lhe-á fornecido pelo seu browser o link (URL e chave de encriptação) do ficheiro carregado, copie-o para um síto qualquer.
Também lhe será fornecido o link para apagar o ficheiro, que lhe permite apagar o ficheiro carregado a qualquer altura que queira.
![](en/lufi1.gif)
Para descarregar o ficheiro basta colocar o link no seu browser:
![](en/lufi2.gif)
----------
### Como partilhar um ficheiro<a name="spampeople"></a>
Bem isto é bastante simples, você pode:
* copiar o link manualmente para o seu email, ou um ficheiro de texto, ou qualquer outra opção
* enviar diretamente por email a partir do Lufi
Para esta última opção (se tiver um cliente de email na sua máquina ex: Thunderbird, Evolution, etc.), basta carregar no botão ![](en/lufi04.png?resize=200,30) após o seu ficheiro ser carregado com sucesso. Escreva o endereço de email e o texto e carrege em ![](en/lufi05.png?resize=280,30). O seu cliente de email irá aparecer com o email pronto a enviar.
![](en/lufi3.gif)
**A opção** ![](en/lufi06.png?resize=180,25) **não deve ser usada por uma questão de princípio.**
A rasão é, se você utilizar esta opção, o link será enviado utilizando um email do fornecedor do Lufi e não o seu email pessoal. O que quer dizer que os administradores dessa instância do Lufi conseguem ver o link completo e assim descarregar e desencriptar o ficheiro se quiserem.
Neste caso concreto o disroot é um fornecedor respeitador da privacidade, mas por uma questão de princípio, você deve evitar esta opção.
----------
### Como gerir/apagar os seus uploads<a name="links"></a>
Você pode gerir os seus uploads carregando em ![](en/lufi07.png?resize=60,40) no painel principal.
Aí pode ver todos os seus uploads e pode:
* Ver os links para descarregar todos os seus uploads
* Ver quais programados para serem apagados após a primeira descarga
* Escolher que uploads você quer apagar do servidor
A lista dos uploads é guardada localmente no seu browser num ficheiro .json. O que deixa um registo no seu browser dos ficheiros que fez um upload. Deste modo, não é possível ver a lista dos ficheiros dos quais fez upload quando estiver a utilizar um browser diferente ou um computador diferente.
Se você quiser, neste painel também pode:
* Purgar esta informação da memória do seu browser (isto irá apagar a informação dos ficheiros dos quais fez upload e os seus respetivos links do seu browser, mas não irá apagar os ficheiros do servidor e os links permanecem válidos)
* Exportar para o seu computador o ficheiro json que contém estas informações
* Importar para a memória do seu browser um ficheiro json com as informações acerca de uploads e os respetivos links
![](en/lufi4.gif)
Outra maneira de apagar um ficheiro do servidor em qualquer altura que queira é usar o link para apagar o ficheiro que lhe foi fornecido quando o ficheiro foi carregado. Copie esse link e guarde-o num ficheiro de texto para quando o quiser utilizar.
Para o usar basta colocar o link no browser e carregar em Enter.
![](en/lufi08.png)
Se apagar um ficheiro ou a data de expiração do ficheiro tiver passado, qualquer pessoa que tente descarregar o ficheiro receberá uma mensagem deste género:
![](en/lufi09.png)

View File

@ -0,0 +1,13 @@
---
title: Contribuir
published: true
taxonomy:
category:
- docs
---
Esta página é dedicada a ajudar todas estas pessoas incríveis que decidiram ajudar-nos contribuindo com traduções e criando tutoriais dos nossos serviços.
Aqui publicaremos informação básica e orientações para tornar esta colaboração o mais fácil e fluída possível.
![](contribute.png)

View File

@ -0,0 +1,106 @@
---
title: Como usar o Git e contribuir para os manuais do disroot
published: true
visible: true
taxonomy:
category:
- docs
---
Este artigo tentará explicar princípios base sobre como utilizar o git para poder contribuir para as traduções, bem como criar e submeter novos manuais/tutoriais.
De modo a poder acompanhar todas as alterações e poder trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo, nós escolhemos utilizar o **git** como o nosso sistema de controlo de versões. O Git é uma ferramenta muito popular entre programadores e administradores de sistemas, mas as suas funcionalidades podem ser facilmente aplicáveis em qualquer contexto onde seja necessário a possibilidade de submeter conteúdos e trabalhar em equipa.
Neste guia, não vamos cobrir todas as funcionalidades do git. É uma ferramenta bastante complexa e poderosa, com um montão de tutoriais/manuais/guias já escritos sobre como funcionam essas funcionalidades. O que queremos com este guia sobre git é mostrar de uma maneira curta como contribuir de um modo simples para traduções e manuais/guias.
# Como criar uma conta de utilizador num serviço de Git
Antes de mais é necessário criar uma conta de utilizador no serviço de git utilizado pelo disroot.org.
Infelizmente o git não é um serviço federado, por isso é necessário criar uma conta de utilizador. Nós alojamos todo o nosso trabalho na instância de Gitlab dos nossos amigos da **FOSS Community India**.
Para criar uma conta de utilizador, basta ir a https://git.fosscommunity.in e registar-se. Para além de registar uma nova conta, pode escolher utilizar como metodo de autenticação, o gitlab.com, github, twitter, gitbucket, google caso já tenha uma conta numa dessas plataformas.
# Instalar o Git
Como todo o trabalho será feito no seu computador, necessita de [instalar o git](https://gist.github.com/derhuerst/1b15ff4652a867391f03) no seu computador para poder enviar as suas alterações e poder receber as alterações feitas por outros. A maneira de instalar o git pode variar consoante o seu sistema operativo. Por isso consulte o link acima referido ou procure a documentação referente a como instalar o git no seu sistema operativo.
# Instalar o editor de texto Atom
Casa ainda não o tenhas feito deves instalar o [Atom](https://atom.io). O Atom é um editor de texto que tem integração com o git. Caso o teu sistema operativo não seja automaticamente detetado quando visitares o site [Atoms](https://atom.io) vê o link [Other platfroms](https://github.com/atom/atom/releases/latest). Para os utilizadores do Arch Linux, podem instalar o o git usando `pacman -S atom` ou outro gestor de pacotes à vossa escolha.
# Clonar o repositório
O Git foi criado tendo como objetivo a colaboração entre pessoas. Antes de mais precisas de descarregar uma cópia de todos os ficheiros do projeto (repositório git) para o teu computador. Todas as modificações são feitas localmente no teu computador (podes trabalhar offline). Quando achares que as alterações (novos tutoriais, traduções) estão completos podes decidir enviar/sincronizar (push) com o repositório que está alojado no servidor.
A maneira mais fácil de clonar um repositório é: abrir o terminal (linha de comandos), navegar até ao diretório/pasta para onde queres clonar/descarregar o repositório e correr o comando `git clone <url>`, onde está *<url>* deves colocar o endereço URL do repositório que queres clonar/descarregar. No nosso caso concreto é:
`git clone https://git.fosscommunity.in/disroot/howto`
Uma vez que o repositório esteja colando para o teu computador irás ver uma pasta chamada `howto` que contém todos os ficheiros, que viste no teu browser de Internet quando visitaste o endereço do projeto/repositório.
Mais tarde podes mover essa pasta para qualquer outra parte do teu computador que prefiras.
# Pedir acesso ao repositório git
Para poderes submeter alterações no repositório git online do disroot, primeiro necessitas de pedir acesso ao repositório. Assim que os administradores de deem acesso, pode começar a submeter/enviar as tuas alterações para o repositório online (é possível começar a trabalhar localmente no teu computador sem ainda ter sido concedido acesso ao repositório online, as alterações que fizeres apenas serão feitas localmente nos ficheiros que estão no teu computador).
![](en/git-request_access.png)
# Agora o trabalho pode começar.
Agora podes abrir o Atom e carregar em `Open Folder` e escolher o directório/pasta que clonaste (*howto*). O interface do Atom é simples e fácil de entender. A barra esquerda é a lista de ficheiros e pastas do projeto, a janela do meio é onde editas os ficheiros e barra de baixo indica o número de ficheiros alterados and bottom bar indicates number of changed, o ramo em que estás e tem os botões para rápidamente sincronizar e actualizar com o repositório git online.
![](en/atom1.png)
Com o Atom podes abrir e trabalhar em múltiplos ficheiros em múltiplas tabs ou dividir o ecrã.
Ficheiros alterados, cujas alterações não foram guardadas têm uma bolinha azul (dependendo do aspeto gráfico que escolheste para o Atom, claro).
Para guardar as tuas alterações usa o menu *File* o as teclas *Ctrl+s*.
**Mas** antes de começares a trabalhar nos ficheiros precisas de criar o teu próprio: **branch** (ramo)
# Branches/Ramos
Branches/Ramos são basicamente os teus espaços de trabalho privado, cópia privada. Cada projeto git tem o seu próprio ramo/branch **master**. O branch Master é o cópia principal de *produção* do projeto. Este branch é automáticamente sincronizado com o website [howto.distoot.org](https://howto.disroot.org), por isso qualquer alteração feita neste branch/ramo é automaticamente visível no website. E é por isso que o envio de alterações para o ramo **master** são restringidas, apenas os administradores do disroot, as podem realizar
Para poderes começar a trabalhar cria o teu próprio ramo/branch. Isto básicamente irá criar uma cópia, na qual podes trabalhar, do ramo **master**.
![](en/atom-branch1.gif)
Mudar de ramo também pode ser feita a parti do mesmo menu. O ramo a partir do qual estás a trabalhar é visivél a partir da barra de baixo do ecrã.
![](en/atom-branch2.gif)
Uma vez que o ramo esteja criado e que tenhas mudado para esse ramo, podes crias novos ficheiros, alterar os ficheros atuais, etc.
# Enviar as tuas alterações (fazer commit)
Ok, então estás a trabalhar no teu computador e a criar novos tutorais ou a traduzir tutoriais já existentes. Para além de gravar as tuas alterações no teu computador, tu também podes/deves enviar (fazer commit) das tuas alterações. Fazer commit das alterações sincroniza o trabalho que fizeste no teu ramo/branch com o servidor git. Se o ramo ainda não existe no servidor, ele será criado automáticamente quando fazes commit e todas as tuas alterações e ficheiros novos serão enviados para o servidor. A partir desse momento, em que os teus ficheiros novos e alterações foram sincronizadas online, podes trabalhar nos teus ficheiros a partir de computadores diferentes, locais diferentes e outras pessoas que estejam a trabalhar no projeto podem participar trabalhar nos ficheiros que sincronizaste e ajudar a trabalhar no ramo que criaste.
Para fazer commit das tuas alterações precisas de:
- certificar-te que guardaste todos os ficheiros
- stage all the files you've modified and want to commit to the server
- Escrever uma mensagem de commit, uma nota breve sobre o que foi alterado (não demasiado longa)
- Carregar no botão commit
![]()
Uma vez que tenha sido feito o commit dos ficheiros é altura de fazer *push* (enviar) para o servidor:
- Abra a janela popup de push/pull
- Carrega em push
# Merge request
Quando achares que o teu trabalho está acabado e pronto a ser publicado no website, é altura de enviar as tuas alterações (merge request) para o ramo/branch principal do projeto, o ramo **master**.
- Primeiro, obviamente, tens que certificar-te que fizeste commit de todas as alterações que fizeste.
- Faz login em https://git.fosscommunity.in
- se fizeste *push* de qualquer alterações para o servidor no teu ramo então verás no canto superior direito o botão **"Create Merge Request"**
- Isto irá criar um formulário de "merge".
- Cria um título
- Adiciona uma descrição
- Certifica-te que o **source branch** (o ramo a partir do qual fazes o pedido de merge) é o ramo que queres em que tu estiveste a trabalhar.
- Certifica-te que o **target branch** é aquele com o qual queres fazer merge (normalmente é o master branch)
![](en/git-merge_request.gif)
Assim que criares o merge request, ele será revisto pelos administradores do disroot. Os administradores podem aprovar o teu pedido de commit o que significa que as tuas alterações serão inseridas no ramo master e portanto visíveis no website, ou então podem pedir para tu corrigires alguma coisa. Assim que todas as correções estiverem feitas e os *"governantes"* do disroot estiverem satisfeitos o teu pedido de merge será integrado no ramo master.
# Pulling (descarregar alterações do servidor)
Se queres manter a cópia do ramo **master** que tens no guardada no teu computador atualizada, precisas de fazer um "pull request" das alterações que foram feitas no servidor (por outras pessoas). Cada vez que alguém tem o seu merge request aprovado, todas as outras pessoas devem fazer um pull request para os seus ramos. Deste modo podes ver o que há de novo e que alterações foram feitas recentemente (por outras pessoas). No ramo master branch mantemos um ficheiro chamado "CHANGELOG" (registo de alterações) onde anotamos todas as alterações significativas nos tutoriais.
Os "pull request" devem ser feitos regularmente (especialmente antes de começar a trabalhar num ramo novo).
- abre a janela popup de push / pull
- Carrega em **pull**
# Algum vocabulário e explicação
**git repository/repositório git** - Diretório (pasta) que consiste em todos os ficheiros que pertencem ao projeto